
Um indivíduo que é sem dúvida sinônimo do nascimento, crescimento e ascensão da dance music no Reino Unido, particularmente Drum N Bass, é o DJ Grooverider e duas palavras sinônimos para ele são pioneiro e ícone. Estando envolvido integralmente na cena underground do Reino Unido por mais de 15 anos, ele participou e supervisionou sua evolução até agora, sendo lembrado como um eclético da cultura clube e reverenciado mundialmente por ser um dos mais dinâmicos e desenvolvidos.
Apesar de ser em sua maior parte associado ao Dum N Bass e lembrado tanto por seus ávidos ouvintes e seus colegas de trabalho como o Padrinho desse gênero, ele próprio é rápido para divulgar sua própria jornada musical, colocando em charts suas outras influências criativas que explora antes do Drum N Bass.
“Eu ouvi black music minha vida toda. Reggae, Hip Hop, R&B, Funk, Disco a coisa toda. Eu comecei com house depois fui para o hardcore. Agora é Drum N Bass mas house é o que eu conheço de trás pra frente. Foi com isso que eu cresci, meu primeiro amor. Eu sei tudo sobre isso. Drum N Bass é algo que formulamos vindo do house”.
É essa jornada cultural que o qualifica para os louvores incomparáveis e reconhecimento pois claramente seus esforços e suas contribuições foram críticos na ajuda para estabelecer e nutrir a música urbana no Reino Unido como conhecemos hoje, que está florescendo como umas dos gêneros do mainstream mais lucrativos.
Como DJ suas credenciais são fenomenais e a prova disso é o fato que apesar da cena underground ter se acalmado incrivelmente desde o memorável e tulmutuoso anos 80 e a era rave nos anos 90, Grooverider é um dos poucos DJs seletos que continua a tocar em inúmeros eventos, muitos deles mundo afora. Essa consagração e notoriedade é um grito distante do chamado ‘primeiros dias ‘ e seu tempo em sound systems e estações de radio pirata.
“Eu sempre serei primeiro um DJ. Eu costumava tocar em um sound system anos atrás e depois eu fui para uma estação de rádio, ela era chamada de ‘Phase 1’. Eu tocava acid house todo domingo de manhã, tipo, das 8 às 10 da manhã, as vezes começávamos às 3 da manhã e íamos até o dia seguinte. O cara que era proprietário da estação de rádio abriu um after-hour num club e ‘bookou’ eu e o Fabio, porque nós dois estávamos na rádio”. Essa associação com o Fabio, também considerado por muitos como um predecessor da cena, provou não ser passageira e os dois permanecem amigos até hoje, parceiros de trabalho e atualmente são anfitriões no programa semanal de Drum N Bass na Radio 1.
Entre o legado duradouro de Grooverider, não será apenas que ele ajudou a estabelecer o gênero, mas também o ajudou a crescer e expandir, exportando essa música energética e progressiva para aqueles que tradicionalmente não ouviriam isso. “Não é somente sobre eu e Fabio, é uma plataforma inteira de Drum N Bass. É sobre o que está acontecendo com o Drum N Bass, levando ele na estrada e mostrando para as pessoas que não necessariamente vão a festas de Drum N Bass, isso é o que fazemos “.
O objetivo é claramente algo que o motiva e está claro que essa longa jornada para onde ele está hoje teve muitos desafios e lutas, mas com tenacidade e resilicencia ele começou algo para ganhar o respeito de maiores rádios legítimas do mainstream que não podiam mais ignorar o gênero ou Grooverider, e eventualmente foi dado a ele um set na Kiss FM. “Nós estávamos na Kiss antes, quando a Radio 1 nos chamou e nós corremos para eles . Nós não sabíamos como ia ser… mas nós tínhamos de aproveitar a chance, a Kiss estava se transformando em uma estádio comercial e a Radio 1 estava indo na direção oposta. Acho que foi a hora certa para mudar de rumo. O lado underground da Radio 1 ainda estava se desenvolvendo e nós fomos capazes de acrescentar algo a ela. Agora estou no meu quarto ano com a rádio e está indo muito bem. A Radio 1 está feliz e nós mudamos nosso horário uma hora para frente”. Resumindo, Grooverider teve uma profunda influência na música britânica no geral e em várias capacidades diferentes pois ele vestiu com sucesso a camisa do DJ pioneiro e produtor.
Ele já recebeu incontáveis prêmios globais e underground, mas talvez sua maior realização foi o prêmio MOBO de melhor DJ em 2002. Enquanto ele continuar tocando em grandes eventos, produzindo músicas excelentes e persistir com seu programa na Radio 1 é provável que ele receba mais prêmios e cada um será merecido.
Mais informações sobre a festa aqui.